quarta-feira, 16 de maio de 2012




Se existe algo difícil de explicar é aquele tipo de história que o povo elege como lenda. Simplesmente o fato
entra para a lista das crendices populares e acaba sendo lembrado por inúmeras gerações. Vou citar um exemplo curioso, o de um crime passional que deu origem à lenda da Lagoa dos Barros.

O assassinato de Maria Luiza aconteceu em 1940, mas até hoje tem gente que insiste em dizer que enxerga na curva da lagoa dos barros, entre os municípios de Osório e Santo Antônio da Patrulha, uma mulher vestida de noiva que corre pela estrada.
Ui, senti um arrepio só de imaginar...

Se você nunca ouviu essa história antes, vale a pena gastar dois minutinhos do seu tempo precioso para assistir ao vídeo postado no You Tube que conta o caso que repercutiu nos principais jornais impressos da época. A gaúcha que foi morta pelo companheiro, na noite de núpcias. Para se livrar do corpo da mulher que supostamente amava, o homem viajou até Osório e resolveu jogá-lo naquela lagoa. O local até hoje é rodeado de suspense, como se fosse extraído de um filme.

Na minha infância, em São Gabriel, ouvia muito falar da finada Guapa. "A mulher de vermelho" que viveu na cidade na década de vinte, também foi assassinada e até hoje recebe milhares de oferendas em seu túmulo. Ela teria sido vista depois de morta por um taxista. Reza a lenda que o fantasma da mulher entrou no carro de praça, como era chamado naquela época, e o endereço da corrida coincidia com o número da quadra e da capela onde Maria Isabel Hornos, está enterrada...

Búuuuuuuuuu
Não é a toa que existe aquele velho ditado: "No creo em brujas, pero que las hay, las hay". Quem sou eu para duvidar. Mas creio que histórias como essas ganham tamanha notoriedade justamente por mexerem com o imaginário das pessoas. E vamos combinar, as milhares de fábulas contadas por aí certamente não caberiam num gibi.

Por via das dúvidas, quando você cruzar a lagoa dos barros fique atento para não se distrair, se acaso surgir na calada da noite, uma mulher de vestido branco correndo no meio da estrada...

Um comentário:

  1. bom ,muito bom.
    Sugiro os crimes da rua do arvoredo o mesmo refere-se também a um casal . Obrigado
    pedroregislima@hotmail.com

    ResponderExcluir