terça-feira, 28 de agosto de 2012


A Cópia melhor que o original



A foto aí em cima nada tem a ver com a Expointer, até porque elefantes não pastam nos campos do nosso Rio Grande. Mas me fez lembrar de um assunto tratado com frequência pelos expositores e criadores de raça: o melhoramento genético.

Diferente da reprodução humana, no cruzamento de animais é possível selecionar as melhores características   contidas no DNA do macho e da fêmea a fim de obter uma cria exemplar. Dessa forma, um cavalo crioulo puro, veloz e morfologicamente perfeito pode ser reproduzido em massa por meio da inseminação artificial. Ou seja, cópias extraídas de um reprodutor campeão que, de quebra nascem com grandes possibilidades de se tornarem seres ainda melhores! E se os animais "melhoradores" cruzarem naturalmente o mesmo acontece, permitindo ao dono selecionar os filhotes mais resistentes, inteligentes, funcionais, enfim...
Claro que os reprodutores nesse caso, são aqueles escolhidos a dedo e o sêmen de uma espécie-modelo pode valer alguns milhões até.

Agora imaginem se pudéssemos aplicar esse método de acasalamento direcionado para melhorar a genética da nossa sociedade? Não falo apenas de uma questão estética, cruzar beldades em busca de outras iguais ou ainda mais belas. Mas principalmente da carga genética do comportamento humano e desumano.

Poderíamos eliminar o que existe de mais perverso em nossas células, a herança que contamina a nossa família e que acabamos transmitindo de geração para geração. Parto do princípio de que a cópia do original defeituoso vai contra a evolução da espécie. São filhos que repetem erros cometidos pelos pais e colhem o mesmo fruto podre, salvo exceções.

Sem falar naqueles que sofrem da síndrome do Peter Pan (o personagem da literatura infantil que não quer crescer nunca). Filhos que passam quase uma vida dependendo dos pais, sem coragem de sair de casa e traçar o próprio destino. Nada contra quem quer se espelhar na pessoa que ama e admira, mas saibamos separar o joio do trigo, enxergando os defeitos e copiando apenas as qualidades dos seres iluminados que nos deram a vida!

2 comentários:

  1. AND LARGE ANIMALS BECOME SMALL

    Sim, achei bonito o elefantinho da foto! Tão bonito quanto os elefantes de Viagem 2: A Ilha Misteriosa (Journey 2: The Mysterious Island).

    PRA BEBER NO BICO: GARRAFÃO DE 5 LITROS, SAFRA DE...

    “Agora imaginem se pudéssemos aplicar esse método de acasalamento direcionado para melhorar a genética da nossa sociedade? Não falo apenas de uma questão estética, cruzar beldades em busca de outras iguais ou ainda mais belas. Mas principalmente da carga genética do comportamento humano e desumano. Poderíamos eliminar o que existe de mais perverso em nossas células, a herança que contamina a nossa família e que acabamos transmitindo de geração para geração.”

    Quem definiria o que seria ou não eliminado? A responsabilidade pela faxina seria dos pais do rebento ou do Estado? Continuaríamos produzindo anticorpos contra as pragas da atual sociedade? A sociedade descontaminada não se invocariam com coisas que hoje são inofensivas e legais tipo o chapéu panamá, as camisas floridas e a barba por fazer? Essas foram algumas das perguntas que eu me fiz logo após ler o post, mas o legal mesmo foi parar para refletir sobre o “comportamento desumano” e o “perverso”, termos que a senhora utilizou no texto. Gostei dos dois termos e acho que eles sugerem um post foi motivado por... SEDE DE JUSTIÇA!

    RACHEL DE QUEIROZ

    “Não falo apenas de uma questão estética, cruzar beldades em busca de outras iguais ou ainda mais belas.” - Luiza Zanchetta

    “Quando se houverem acabado os soldados no mundo, quando reinar a paz absoluta, que fiquem pelo menos os Fuzileiros, como exemplo de tudo de belo e fascinante que eles foram” - Rachel de Queiroz

    “Quando o photoshop sair das páginas das revistas e ganhar carne e osso, quando beldades forem produzidas artificialmente em escala industrial, que restem ao menos as gordinhas, os seios pequenos e médios e os pelos pubianos femininos, como exemplo de coisas sem sabor de enlatado que este mundo já provou.” - Enrablablada

    O PRÓXIMO PRETENDENTE É O PETER, 39 ANOS, SOLTEIRO, MORA COM A MÃE

    “Sem falar naqueles que sofrem da síndrome do Peter Pan (o personagem da literatura infantil que não quer crescer nunca). Filhos que passam quase uma vida dependendo dos pais, sem coragem de sair de casa e traçar o próprio destino”.

    Espero que a minha mãe não leia esse fim de post. Tá tão bom aqui na casa dela! Iogurtinho pra regular o intestino, batedeira planetária, pia sempre brilhando e desentulhada, TV a cabo, resistência do chuveiro com garantia vitalícia e peças para a reposição imediata, toalhas macias e perfumadas são alguns dos itens inclusos no “pacote premium”. Tá certo que os bolinhos de chuva que ela faz não são mais os mesmos, andam meio engordurados, mas nada que um pouquinho menos de fermento na massa e o óleo um pouco mais quente na hora da fritura não resolvam.

    ResponderExcluir
  2. Pelo visto és um Peter Pan convicto, hein Mr. Enrablabada? Brincadeiras a parte, quero deixar registrado que apreciei muito seus questionamentos referentes a esta postagem. Realmente essa minha proposta de um melhoramento genético humano se fosse possível, geraria muita polêmica. Como você mesmo destacou não seria nada fácil realizar uma faxina dessas na sociedade! E pra complicar temos um exemplo histórico mal sucedido que foi o de Adolf Hitler. Em busca do fortalecimento da raça ariana, o ditador se achou no direito de dizimar os judeus da Alemanha...

    ResponderExcluir