segunda-feira, 23 de janeiro de 2012


Cuidado com escorpião, cobra e argentino?!?!?!?!?!

Outro dia um colega me contou uma história que vale a pena dividir com vocês. Segundo ele, cuja identidade será preservada, todos os verões o tio dele fala para a filha: "podes ir à praia, mas cuidado com escorpião, cobra e argentino!"
No primeiro momento achei graça, mas depois fiquei refletindo sobre aquilo. Afinal, por que devemos nos preocupar tanto com Los hermanos que visitam nossos litorais em época de veraneio???
Bom, aí tem aqueles que diriam o seguinte: "eles não visitam, simplesmente invadem e ainda por cima disputam espaço com a gente na areia e lotam a maioria das ocupações disponiveis..." Outros simplesmente não gostam sem saber o motivo.
Já ouvi também reclamações do tipo: eles são mal-educados, barulhentos, dirigem perigosamente, etc...
Pode ser que alguns ou vários argentinos tenham de fato se comportado dessa maneira nas praias gaúchas e catarinenses. Mas agora vem a pergunta: por acaso nenhum gaúcho ou qualquer outro brasileiro não fez algo parecido antes? Somos tão evoluídos, civilizados e exemplares???
Será que não estamos sendo preconceituosos demais com nossos vizinhos de fronteira??
E nada disso tem a ver com a rixa que existe no futebol entre os dois países. O que abordo aqui é uma outra questão, que você meu amigo (a) pode não concordar, mas isso ainda existe e é disseminado por muita gente.
Também não vou ficar aqui dando uma de advogada dos argentinos, só não acho nem um pouco saudável passarmos coisas assim adiante e para outras gerações. Nunca ganhamos em cultivar inimizades, não é mesmo?
Então, vamos nos dar a chance de conhecê-los melhor, deve ter muita gente boa naquele país ora bolas! Precisamos acabar com toda a espécie de preconceito, bullying e racismo que contamina a nossa comunidade, seja ela real ou virtual, demorô!

Um comentário:

  1. Adorei esse teu post, Luiza. Quando fui pra Floripa passei por várias situações com argentinos (no verão aquela cidade enche de argentinos), em uma delas um argentino pegou uma água viva morta da beira da praia e tocou em mim (ele morreu de rir, não achei a menor graça), em uma outra um casal bem simpático com uma filhinha bateu um papo comigo, quando subi numa rocha na praia da Joaquinha foi um argentino que me ajudou a descer depois, uma argentina me deu "buenas tardes" e em outra ocasião eu falei um palavrão em espanhol (uma palavra que em português tem um significado normal) e ele caiu na risada... Enfim, eu terei muita história pra contar para os meus netos, hehe. Adorei sua postagem, continue compartilhando coisas conosco!

    Um beijão da sua admiradora,
    Karen Pereira.
    http://aultimacanafistula.blogspot.com/

    ResponderExcluir