quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012


CARNAPAZ?

O carnaval nunca teve em sua essência a paz, o sossego e a tranquilidade, certo? Mesmo que muita gente aproveite o feriado para descansar e tirar uns dias de folga, a grande maioria dos brasileiros pensa em fazer outra coisa. Cair na folia, beber, sambar até o dia clarear, aproveitar o máximo para se divertir nesta que é uma das festas mais badaladas e esperadas do ano aqui no Brasil.
Acontece que não precisamos chegar aos extremos da pancadaria, confusão e revolta, como o que sucedeu em 2012. Desde os dias que antecederam o carnaval na Bahia por exemplo, com a greve dos policias militares, depois todo aquele tumulto na apuração dos votos no carnaval em São Paulo até um fato mais local que foi o atropelamento de 17 pessoas na praia gaúcha de Quintão. Sem falar dos inúmeros outros assassinatos como o da jovem que morreu com um tiro a queima roupa no carnaval de rua de Nova Iguaçu por resistir a uma cantada; furtos e acidentes de trânsito registrados ao longo de todo o feriadão.
Será que o cenário carnavalesco justifica todo esse saldo negativo? Temos mesmo motivos para comemorar?
Até quem não se envolve diretamente com o carnaval acaba sofrendo indiretamente seus efeitos, como os longos congestionamentos em estradas e rodovias, o barulho acima do permitido durante as horas de sono, etc e tal...
Não estou propondo aqui o fim de uma era, nem de uma importante e colorida festa. Apenas sugiro uma reflexão de todos sobre o que estamos fazendo do nosso carnaval, será que há uma evolução positiva? Quero dizer evolução fora do espetáculo proporcionado pelo desfile das grandes escolas de samba.
Sei também que dificilmente a combinação de bebida alcoólica com aglomeração de pessoas resultaria apenas em alegria, mas precisamos rever nossos conceitos.
Lançar uma Cartilha de bom comportamento, criar um Fórum, Oficinas, sei lá, só sei que do jeito que está não dá! #ProntoFalei

Nenhum comentário:

Postar um comentário