quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012


Sou "Y", e daí?

Seguidamente leio algum artigo ou reportagem sobre as inquietações da chamada Geração Y. De acordo com a definição do Wikipédia, a Geração Y, também chamada de geração do milênio ou geração da Internet, é um conceito em Sociologia que se refere, segundo alguns autores, à coorte dos nascidos após 1980 e, segundo outros, de meados da década de 1970 até meados da década de 1990, sendo sucedida pela geração Z.
Sendo assim, pertenço a este grupo que surgiu em meio a grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Muitas vezes criticado por não ter paciência, por querer conquistar as coisas pra "ontem". E consequentemente, agindo dessa maneira acabamos muitas vezes não sendo compreendidos por gerações anteriores. Por isso, as críticas mais ferrenhas ao comportamento dessa geração engloba a esfera trabalhista, ou seja, na ânsia de conquistar com rapidez o espaço desejado os "Y" acabam queimando etapas, rompendo hierarquias nas empresas. Justamente por ambicionarem funções que se sentem capazes de cumprir. Uma evolução em ritmo mais acelerado digamos assim...
Não deixo de dar razão a esses analistas de plantão, o problema é que só quem nasceu nessa época de transição, vivendo em ação, estimulados pela invenção de equipamentos de última geração e desempenhando tarefas múltiplas, consegue entender o porquê de algumas atitudes. Dificilmente não seríamos afetados pela instantaneidade desse mundo globalizado. Somos frutos dessa plataforma multimídia, dessa metamorfose ambulante!
Esta aí uma geração a La Raul Seixas, que "prefere ser essa metaformose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo". 
Nada contra os X, Z, ou seja lá qual for, cada geração tem a sua peculiaridade e característica. Defeitos obviamente tem em todas. Vamos copiar então o bom legado das anteriores e tentar não contaminar as futuras com nossas falhas de fabricação. Tenho muito orgulho de ser "Y" e você?

Um comentário:

  1. Tambem me orgulho de pertencer a geração Y,pois os que pertencem a esta geração ainda prezam certos valores que são indispensáveis,já esta nova geração apelidada de Z e formada por um bando de adolescentes mal educados e com um certo tom de retardo mental,se julgam os donos do mundo com suas roupas de marcas e o suado dinheiro de seus pais o qual gastam sem pudor em futilidades que usam alguns dias apos descartam,suas atitudes então são repulsivas,faltam com educação com pais e avos enquanto seguem e falam tudo o que alguns certos grupinhos musicais fazem dizendo os amar e dar a vida por eles.
    Pareço indignado né?
    Mas não estou só acho que a geração "z" deveria ser melhor instruida e cada vez mais penso que o mundo realmente acabou no final dos anos 80...

    ResponderExcluir