quinta-feira, 12 de abril de 2012


USA e Abusa

Muitos gaúchos, inclusive eu, comemoraram nessa semana a reabertura do consulado americano em Porto Alegre anunciada pela secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton.
Mas que baita notícia, tchê!
Pois é, mas casualmente preenchi há alguns dias, o documento de renovação do meu visto americano, a solicitação que terei de apresentar na entrevista perante o oficial consular, no meu caso, em São Paulo.

Simplesmente fiquei estarrecida diante do imenso questionário que me consumiu quase duas horas até finalizar. Sem falar nas perguntas, muitas incabíveis, vou citar uma delas como exemplo, a que questiona sobre uma possível participação minha em alguma rede terrorista.
Como resposta, a opção de escolha entre sim ou não.

Agora me digam, se um candidato a visto americano faria uma afirmação dessas: "sim, pertenço a uma rede terrorista". O mesmo poderia, quem sabe, responder na pergunta seguinte:
- Qual rede?
- Sou membro da Al-Qaeda!
E esta é apenas uma de outras tantas perguntas relacionadas a um provável envolvimento do candidato com o tráfico de drogas, sobre as intenções dele na visita aos EUA, se já teve anteriormente processo de visto negado, imigração ilegal, etc e tal.

Quanta BURROCRACIA, tudo isso para um visto que tem como objetivo somente o turismo. É revoltante, não acham? E tem gente que ainda paga despachante para completar o formulário, de tão massante que é.

Está certo que o país de Barack Obama já foi vítima de terrorismo, alvo de milhares de imigrantes ilegais, enfim...Mas é um exagero o processo de solicitação de visto, sem falar que além de todas as taxas, etapas e pilhas de documentos, muitos precisam viajar a determinados estados para realizar a entrevista e enfrentar longas filas.

Acho até uma antipatia americana o modo como eles recepcionam turistas bem intencionados.
Chega! Está na hora de conquistarmos mais respeito nesse âmbito, bom mesmo seria a quebra dessa exigência. Para quê penar tanto até provar que podemos e temos condições de viajar livremente para a USA que, vamos combinar, ABUSA da paciência de nós brasileiros.

Dilmaaaaaaaaa, hello!!!

Um comentário:

  1. e o que dizer da feira livre que se forma em frente aos consulados com serviços essenciais a nossa viagem, como vai sobreviver o João que guarda celular a R$5,00 a hora, até quando trabalhos informais sustentarão famílias em favor da burocracia... está muito caro viver, ou será sobreviver?

    ResponderExcluir