terça-feira, 3 de abril de 2012


1234@AbCd

Por favor, para dar continuidade a sua leitura digite a senha de 4 dígitos:_ _ _ _
Agora complete o espaço com sua senha de 6 dígitos seguida da tecla estrela: _ _ _ _ _ _ *

Affffffff, quantas e quantas vezes precisamos inserir senhas ou passwords em bancos, sites, contas cadastrais, e-mails, cartões, em acessos virtuais, enfim...
Haja memória e criatividade para bolar sequências não óbvias e ao mesmo tempo fáceis de decorar.
Já pensou no que vai fazer quando for traído pelo famoso "branco" do esquecimento? Poderá ficar sem dinheiro, sem atendimento, sem o bilhete...
Claro que o prejuízo será maior aos desprevenidos que preferem não anotar o segredo ou quando não se tem a opção de clicar naquele abençoado ícone "esqueci minha senha".

Bem, mas o fato é que a medida que o tempo passa, vamos criando novas senhas, até chegar o dia em que passaremos dessa para uma melhor...Será que nessa hora precisaremos também de um código da salvação?!
Brincadeiras à parte, o fato é que não há, ao menos atualmente, uma forma de evitarmos o uso deste tipo de combinações, nem mesmo a total segurança de que elas jamais serão desvendadas pelos hackers da informática.

Na academia de ginástica que frequento, os proprietários até tentaram substituir o sistema de senhas pelo leitor biométrico, mas devido a falhas constantes no novo equipamento, a solução foi manter o antigo.
Estamos mesmo virando reféns desta cadeia de caracteres sem previsão de libertação. Praticamente um casamento onde você é quem manda, aliás, quem dita ou digita.

E o mundo moderno exige que você durma e acorde todos os dias preparado para ouvir aquela gentil solicitação, mas que muitas vezes tira a gente do sério: "por favor, digite novamente sua senha ao fim desta operação!"

7 comentários:

  1. BAH!!! Agora tu pegastes num ponto muito forte, Da Rosa. Agora no mês retrasado minha mãe e eu passamos por uma luta tremenda para acertar um problema com a senha do cartão do banco, bem no dia do pagamento do funcionalismo e nós quase a zero de dinheiro. A coitada da minha mãe é frágil fisicamente (embora muito forte de resistência, determinação e capacidade de pensar boas soluções para as situações) e fez um caloraço desgraçado naquela tarde, uma sensação de uns 40 e todos. Ainda por cima teve problema com o atendimento do banco, olha... Graças a Deus a situação foi resolvida no fim das contas e a senha foi ajustada. Mas que foi um martírio naquela tarde, foi. E vendo teu post acima, lembrei disso tudo.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza este é um problema que assim como tua mãe, milhares de pessoas enfrentam meu amiguinho Edu! Gostei da resposta imediata ao comentário! Sabes que a senha do meu Blog estará sempre disponível pra vc :-))

    ResponderExcluir
  3. Pior ainda é a falta de padronização, tipo algumas senhas são de 4 digitos, outras de 6, 8. Algumas aceitam letras, outras tem que ter uma letra maiuscula pelo menos, como a da Apple, umas só numeros. Algumas tu nem pode escolher as vezes, tem que decorar. Acredito que ainda vão aperfeiçoar os sistemas biometricos, tipo leitura da iris e tal. Mas tb não confio muito nesse sistema, tanto que nunca quis colocar aquele treco da microsoft que tu armazenava as senhas e usava a digital pra substituir todas as senhas, já pensou se da pau naquilo e sendo da microsoft nem duvido rs.

    ResponderExcluir
  4. Olá Luíza, você teria um e-mail da assessoria da TV Record-RS para eu pedir/confirmar uma informação?

    O meu e-mail é ivan.sgarabotto@hotmail

    Abraço e fico no aguardo do retorno.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ivan, você pode escrever para o e-mail
    jornalismo-poa@rs.rederecord.com.br
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Oi Luiza, tudo bem? boa noite!
    Realmente essa coisa de senhas de tudo que é jeito são muitos complicados, graças a Deus eu consigo decorar todas as minhas senhas(fica tudo guardado aqui na "cachola" hehehe). mas sei de muitos que nao tem memória pra isso ou grande dificuldade para guardar determinado tipo de senha, o pior é que as senhas seriam pra resguardar as contas (de todos os tipos) contra possiveis hackers ou ladrões, mas na verdade aqueles que quer roubar o estranho é que estas mesmas senhas não são obstáculos a eles, quem paga o pato somos nós consumidores ou clientes de bancos que pagamos nossos impostos todos os meses.
    gosto do seu blog, continue assim, bjus!

    ResponderExcluir
  7. esqueci (olha a ironia) de colocar meu nome rss
    Marcos Rizzatti

    ResponderExcluir