terça-feira, 27 de março de 2012


Corajoso? Nem aqui, nem na China, muito menos no Tibete...

Sem dúvida, umas das imagens mais chocantes da semana foi a do exilado tibetano que ateou fogo ao próprio corpo e correu em meio aos participantes de um protesto em Nova Délhi, capital da Índia. O rapaz de 27 anos, teria jogado um líquido inflamável sobre o corpo que foi tomado, em menos de dois minutos, pelas chamas. Ele foi levado ao hospital com 90% do corpo queimado e em estado crítico.

E o que mais impressiona é que essa antiga prática de suícidio ainda costuma ser usada pelos budistas para dar ênfase e impacto a protestos na Índia.
Por motivos semelhantes ao do homem que protestou contra a visita do presidente da China ao país, no último ano, outros 30 tibetanos, entre monges e freiras já teriam colocado fogo no próprio corpo...
E aí vem a pergunta que não quer calar. Toda a forma de protesto é legítima???
Algumas podem até ser, mas chamar a atenção por meio da imolação voluntária, na minha opinião é pura insanidade.
Corajoso? Nem aqui, nem na China, muito menos no Tibete...

Também não pretendo levantar questões ligadas ao fanatismo religioso e coisas do gênero. Apenas gostaria de entender o que leva alguém a oferecer tamanho sacrifício na luta de uma causa que julga importante.
Sabemos que para se conseguir ou conquistar algo nessa vida, precisamos sim fazer sacrifícios, mas convenhamos que tentar mudar a nação dessa maneira é, no mínimo, um absurdo.

Imagina se a moda pega aqui no Brasil? Quantas pessoas insatisfeitas com as lideranças políticas estariam correndo pelas ruas com o corpo em chamas????
Milhares, talvez.
E mudaria alguma coisa? Certamente daria mais trabalho aos bombeiros e às equipes do Samu.

Penso que se já nos tiram "quase" tudo, que fiquemos ao menos com nossas vidas e em paz, de preferência!

3 comentários:

  1. Se tem disso aqui no Brasil, da Rosa, a nossa população ficaria longe dos 100 milhões de habitantes. Mas eu não consigo encontrar outra explicação para algo assim a não ser, procurando falar de uma maneira elegante e imerecida diante do praticado, uma mente completamente descerebrada, desprovida de cuca nos eixos e com total falta de amor próprio. Sim, porque o sujeito não deve ter o menor respeito por ele mesmo para se sujeitar a um negócio desses. Há formas muito mais inteligentes de se protestar por isso, por aquilo ou por aquele outro, das coisas fundamentais para nossa cidadania às bobagens descontraídas. Quem não adota alguma destas formas não merece maiores considerações. Simples assim.

    Beijo, guria número 1 do canal 2.

    ResponderExcluir
  2. Tem gente que se suicida a céu aberto querendo chocar no trânsito!Talvez isso que falei pode ter algo a ver com o próprio assunto de que protesto vale,mas é puro absurdo a pessoa ficar fazendo algo sofrido para protestar desta forma,creio que tem outras formas.
    Abraço Luiza..te acompanhava desde a RBS.
    Igor
    meu blog de esportes: http://igoresportes.blogspot.com.br/ e no twitter @blogdoigor05

    ResponderExcluir
  3. O povo do Tibete é um povo pacífico, quase totalmente budista, que foi invadido e tomado a força pela China, simplesmente por não possuir exército e não oferecer nenhuma resistência. Além disso, os chineses impõe sobre os tibetanos a sua maneira de viver, ignorando completamente os princípios de vida destes. Porquê continuar a viver se o sentido da vida dos tibetanos não pode ser alcançado, ainda mais que precisam se curvar aos covardes chineses? O que a China faz é o "estupro" de toda uma cultura e nação. Free Tibet!

    ResponderExcluir